bugio - ορισμός. Τι είναι το bugio
DICLIB.COM
AI-based language tools
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:     

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από τεχνητή νοημοσύνη

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι bugio - ορισμός

GÊNERO
Barbado; Alouattinae; Macaco-uivador; Alouatta

Bugio         
m.
Mono, espécie de macaco.
Bate-estacas, também conhecido por macaco.
(De Bugia, n. p. ?)
bugio         
sm (do top Bugia)
1 Zool Nome que se dá a várias espécies de símios platirrínios do gênero Aluata; caracterizam-se anatomicamente pelo grande desenvolvimento do osso hióide em forma de caixa oca; também chamados barbados e guaribas.
2 Indivíduo feio mas engraçado.
3 Máquina de erguer grandes pesos; macaco.
4 V bate-estacas, acepção 1.
5 Engenhoca primitiva de moer cana.
6 Bot Arbusto das Combretáceas que vegeta às margens dos rios (Combretum bugio)
B.-marinho, Ictiol: peixe da família dos Quimerídeos (Chimoera monstruosa); quimera.
Bugio (desambiguação)         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO
Bugio é o nome dado a uma espécie de macacos, com origem na cidade argelina de Bugia. Da cidade e do macaco parecem derivar a maioria dos termos e topónimos com raiz em bugio.

Βικιπαίδεια

Bugio

Bugio, macaco-uivador, guariba, barbado ou aluata (Alouatta) é um gênero de macaco do Novo Mundo da família Atelidae, subfamília Alouattinae. A taxonomia do gênero é complexa, e envolve a classificação em três grandes complexos específicos: A. palliata (bugios da América Central), A. seniculus (bugios-ruivos e de mãos-ruivas da Amazônia e Mata Atlântica) e A. caraya (uma única espécie, típica do Cerrado e Pantanal). Dados genéticos e revisões taxonômicas consideraram algumas subespécies como espécies propriamente ditas. A cordilheira dos Andes separou dois grandes grupos de macacos do gênero: as espécies centro-americanas e as sul-americanas. Possuem uma ampla distribuição geográfica, desde o México até o norte da Argentina. São animais de porte relativamente grande e de dieta predominantemente folívora. Vivem em grupos de em média 10 indivíduos em um sistema poligínico de acasalamento. Possuem vocalizações características, que podem ser ouvidas a quilômetros de distância.